
1) Crie uma chuva macabra
Ingredientes
1) Crie uma chuva macabra
Tigela, óleo de cozinha, corante líquido, pote de vidro e água
1. Na tigela, insira ¼ de xícara de óleo e 4 colheres (sopa) de corante líquido. Misture os ingredientes com uma colher.
O que está acontecendo?
Você está brincando com a densidade dos líquidos. A mistura de corante com óleo é mais densa do que a água e, por isso, goteja para o fundo do pote. Mas em pouco tempo o corante começa a se misturar com a água, perdendo o contato com o óleo. Com isso, o óleo fica menos denso do que a água e flutua mais uma vez, voltando à superfície do pote.
2) Faça objetos flutuarem
Ingredientes
2 pratos de isopor e toalha
1. Deixe um dos pratos de isopor em cima de uma mesa, virado de cabeça para baixo. Esfregue a toalha na base do outro prato durante aproximadamente 30 segundos.
2. Depois, tente aproximar as bases dos dois pratos, posicionando um em cima do outro. Isso será impossível porque os dois pratos irão se repelir.
O que está acontecendo?
Você viu o conceito de eletroestática funcionando na prática. Todos os objetos são compostos por partículas que têm cargas positiva e negativa. Ao friccionar a toalha no prato, o isopor perde elétrons (partículas de carga negativa) e fica carregado positivamente. Por isso, ao se aproximar de um objeto neutro,o prato é repelido.
3) Faça cores desaparecerem
Ingredientes
Papel sulfite, lápis, tesoura, régua, canetinhas coloridas, cola e barbante
1. Desenhe um círculo de cerca de 15 centímetros de diâmetro no papel e recorte-o. Use a régua e o lápis para dividi-lo em seis pedaços iguais. Pinte cada uma das “fatias” com cores semelhantes às do arco-íris.
O que está acontecendo?
Você acaba de montar um disco de Newton, feito para demonstrar que a cor branca é, na verdade, a soma de todas as cores do espectro luminoso. É por isso que, quando as cores se sobrepõem rapidamente, nossos olhos enxergam um grande círculo de cor branca.
4) Faça a chama da vela durar mais
Ingredientes
Duas velas iguais, uma planta e dois potes de vidro iguais
1. Acenda as duas velas. Ao lado de uma delas, coloque uma planta.
2. Cubra a vela que está sozinha com um pote de vidro. Cubra a outra vela e a planta com outro pote de vidro. A vela solitária vai apagar antes da que está com a plantinha.
O que está acontecendo?
Enquanto queimam, as velas produzem gás carbônico (CO2). Na natureza, esse gás é absorvido pelas plantas como parte de um fenômeno biológico chamado de fotossíntese. Um dos resultados do processo é a produção de oxigênio, que é um gás comburente – ou seja, alimenta a chama da vela. No pote sem planta, a vela se apaga assim que todo o oxigênio disponível é consumido. Já no pote com a planta, onde oxigênio está sendo produzido, a vela fica acesa por mais tempo.
5) Veja sons
Ingredientes
Papel filme, tigela e chocolate granulado
1. Estique o papel filme sobre a tigela, cobrindo toda a sua parte de cima. Sobre o filme, deposite o chocolate granulado.
2. Aproxime o rosto da tigela e comece a falar ou cantar. Você vai ver que os confeitos se mexem em cima do papel filme mesmo que ninguém toque neles.
O que está acontecendo?
Os confeitos se movimentam porque estão sentindo os efeitos das ondas sonoras emitidas por você. Essas vibrações são transportadas pelo ar e fazem o granulado “dançar” sobre a superfície.
6) Encha balões sem assoprá-los
Ingredientes
Fermento biológico, garrafa, açúcar, água morna e bexiga
1. Ponha 2 colheres de chá de fermento biológico na garrafa. Em seguida, acrescente 3 colheres de chá de açúcar e um copo cheio de água morna. Agite a mistura.
O que está acontecendo?
O fermento biológico é composto por fungos que se alimentam de açúcares e gostam de ambientes quentes. Ao digerir o açúcar, eles produzem etanol e gás carbônico (CO2) – que flutua, enchendo a bexiga. Esse processo se chama fermentação.
7) Balão
Ingredientes
- Garrafa pet, bexiga, vinagre, bicarbonato de sódio
Coloque vinagre em uma garrafa pet limpa. Dentro da bexiga, coloque algumas colheres de bicarbonato de sódio. Prenda o bico da bexiga no gargalo da garrafa de modo que o bicarbonato caia ali dentro. Veja a mágica acontecer… A bexiga se encherá sozinha! Ou melhor, por meio da reação química entre o vinagre e o bicarbonato.
O que está acontecendo?
Essa experiência é baseada na reação entre ácido e base. O ácido do vinagre, também conhecido como ácido acético, reage com o bicarbonato de sódio, formando o ácido carbônico. Devido à reação, o ácido citado anteriormente se transforma em dióxido de carbono, o famoso CO2. É o CO2 liberado na reação que enche a bexiga.
8) Lâmpada de lava
Ingredientes
- Pote transparente, óleo, água, corante alimentício, comprimido efervescente antiácido
Misture a água com o corante. Pegue o recipiente transparente, encha com a água com corante e o óleo: para cada medida de água deverá ser acrescentada duas de óleo. Quando a mistura estiver estável, ou seja, sem bolhas, deverá ser colocado o comprimido efervescente antiácido. O resultado é parecido com aquelas lâmpadas de lava. Fica bem legal!
O que está acontecendo?
A primeira explicação para esse experimento é que a água e o óleo são uma mistura heterogênea, ou seja, apresentam mais de uma fase. O óleo é menos denso que a água, por isso fica na parte de cima quando ambos são misturados. Quando o efervescente antiácido é acrescentado, libera CO2 (gás carbônico), que como é mais leve que a água e que o óleo, “flutua”. Como está misturado à água, algumas partículas sobem com as bolhas do gás, dando assim o efeito de lâmpada de lava.
9) Areia movediça
Ingredientes
- Recipiente de vidro, 1 caixa de amido de milho (maisena), 2 copos de água
Em um recipiente de vidro, misture 3 copos de amido de milho e 1 de água por aproximadamente 5 minutos. Ao final, deve haver uma mistura homogênea grossa.
O que está acontecendo?
Essa mistura age tanto quanto líquido, quanto como sólido. Isso acontece porque a mistura de amido de milho e água forma uma mistura conhecida como “não newtoniana”. Esse termo explica a capacidade que o líquido (ou sólido) tem de acordo com a pressão que é exercida sobre ele. Quando sofre uma pressão grande, fica duro como se fosse sólido, já sem pressão alguma, fica líquido.
10) Pilha de limão
Ingredientes
- 1 limão, 1 moeda de 5 centavos, 1 colchete de escritório ou 1 prego, 2 fios elétricos com garra de jacaré, Uma lâmpada pequena de LED.
Faça dois cortes no limão. Um deles servirá para o prego e o outro, para a moeda. Após feitos os cortes e inseridos os materiais no limão, é preciso conectar os fios com garras de jacaré em cada um dos metais, ou seja, no prego e na moeda. É utilizado um fio para cada metal, de modo que uma das extremidades de cada um fique livre. As pontas que ficaram livres, conecte à lâmpada de LED.
O que está acontecendo?
Essa experiência é semelhante a uma pilha estudada em eletroquímica. As pilhas são definidas como uma reação espontânea, na qual a energia química se transforma em energia elétrica. O limão é um elemento eletrolítico, ou seja, possui cargas positivas e negativas. O prego perde elétrons (oxida) e a moeda age como o polo positivo que recebe elétrons. Assim como em uma pilha de verdade, o limão faz a função do eletrólito, e os metais, o papel de eletrodos, resultando na geração de energia.
11) Mudança instantânea de cor
Ingredientes
- 40ml de água, 20ml de vinagre branco, 20ml de água oxigenada de 20 vol., 1 comprimido de permanganato de potássio
Dissolva o comprimido de permanganato de potássio na água até que fique uma mistura homogênea. Adicione o vinagre e misture. O último passo é colocar a água oxigenada. Observe a mudança de cor que ocorre com os elementos.
O que está acontecendo?
A mudança de cor ocorre devido à transformação que os elementos químicos sofrem depois de misturados. Essa alteração normalmente é resultado de reações em que há transferência de elétrons, formando assim cátions que alteram as cores originais de cada elemento.
A química é uma área da ciência que surpreende e fascina os alunos. Mesmo que ainda tenha muito o que ser descoberto, é possível viajar nesse mundo cheio de surpresas. As experiências científicas são uma ótima forma de se aprofundar nas matérias de maneira simples e divertida. Aprender não está resumido apenas à sala de aula, mas viagens, experiências e diversas outras maneiras alternativas de estudar também são sempre muito válidas!
Fontes: https://www.coc.com.br/blog/soualuno/quimica/5-experimentos-para-aprender-quimica-em-casa
https://super.abril.com.br/ideias/6-experimentos-para-ensinar-ciencia-as-criancas/